No cluster, a proximidade entre os agentes favorece o desenvolvimento
"A inovação ocupa hoje um lugar central nas discussões sobre competitividade empresarial e, cada vez mais, na formulação de políticas de desenvolvimento regional. Os motivos são claros: em estudos realizados nos países mais desenvolvidos, estima-se que a inovação é responsável por 80% a 90% do crescimento da produtividade. Sabendo-se também que o aumento da produtividade responde por mais de 80% do crescimento econômico, a inovação é essencial para ampliar as oportunidades de ganhos econômicos e sociais das cidades, regiões e países."
"é preocupante constatar que o Brasil vem perdendo espaço no campo da inovação tecnológica, mesmo entre os países em desenvolvimento. Dados da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi) mostram que, em meados dos anos 90, o Brasil representava 16,3% das patentes registradas por países em desenvolvimento. Atualmente, são apenas 4,2%. Os sul-africanos possuem o dobro das patentes do Brasil, e a Coréia, cerca de dez vezes mais."
"O caráter localizado dos processos de aprendizado e da inovação permite caracterizar esses arranjos institucionais como sistemas locais e regionais de inovação. O termo "cluster", ou "aglomerado", ou ainda "arranjo produtivo local" é usado para indicar uma concentração setorial e geográfica de firmas e outros agentes econômicos. Ele caracteriza-se pela existência de interdependências entre os agentes e freqüentemente conta com o apoio de serviços técnicos e financeiros especializados, além de instituições públicas e privadas para promover o desenvolvimento econômico local. Este tipo de arranjo facilita a aprendizagem coletiva e a inovação através de coordenação implícita e explícita."
Nenhum comentário:
Postar um comentário