A exemplo do Vale do Sinos, onde existe um cluster industrial do calçado (com fábricas de calçados, de solados, de cola, de máquinas para a indústria do calçado), no Vale do Caí existe um cluster agroindustrial de alimentos. Isto quer dizer que, na região existe uma aglomeração de agentes dedicados à produção de alimentos. Tanto no setor agrário (aviáios, pocilgas etc), como no setor industrial (frigoríficos, fábrica de conservas, doces, laticínios etc).
Inclui-se aí, inclusive, a multinacional John Deere, que tem uma de suas fábricas em Montenegro. A John Deere se dedica ali à produção de tratores.
Situada próxima ao Polo Petroquímico de Triunfo, a fábrica de tratores da John Deere é uma verdadeira potência.
Inaugurada em maio de 2008, ela ocupa 68 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 96 hectares.
Os investimentos na expansão da produção representada pela nova unidade são calculados em 250 milhões de dólares. A fábrica tem mais de 700 funcionários.
A produção de tratores e outros equipamentos agrícolas é o foco principal da John Deere. E estes são equipamentos destinados, principalmente, à produção de alimentos.
A John Deere tem grande interesse na produção de carnes. Tanto que foi uma das patrocinadoras do Congresso Internacional de Carnes, que foi realizado recentemente em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário