quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

217 - Mobilização pela solução dos problemas da Doux

Deputado Paulo Azeredo se empenha na busca de uma solução para o problema


Duas audiências foram agendadas pelo Deputado Estadual Paulo Azeredo (PDT), na manhã de ontem, terça-feira, dia 18, visando buscar recursos para a Doux Frangosul poder colocar em dia os pagamentos dos produtores de frango. 
Além de Azeredo, participaram das reuniões o presidente da Câmara de Montenegro, vereador Ari Muller (PDT), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Romeu Krug, e a presidente da Associação dos criadores integrados de aves e suínos dos Vales do Caí e Taquari, Cátia Schu. Eles estiveram reunidos com o Superintendente da Receita Federal, Paulo Renato Silva da Paz e o diretor geral Doux Frangosul, Aristides Vogt.  
A solicitação realizada ao superintendente da Receita foi no sentido de agilizar a liberação do PIS/COFINS retido da Doux que gira em torno de 25 milhões referente há um trimestre. Para Paulo Azeredo e Ari Muller esse comprometimento do superintendente da Receita, Paulo Silva, em acelerar a análise do processo referente a Doux já é um avanço. “Nossa proposta é que esse dinheiro seja utilizado para o pagamento dos Integrados que já somam em torno de 18 milhões em crédito a receber da Doux”, acrescenta Azeredo. Ari Müller reforça a preocupação sendo que são centenas de famílias em situação financeira complicada. 
Já na Assembléia Legislativa, o tema foi a busca alternativa de financiamento junto ao Banco do Brasil. Pelo Banco estiveram presentes o Superintendente Estadual de Negócios Varejo e Governo, José Carlos Reis da Silva, o “Zeca”, e o Superintendente Regional, Jefferson Correa Amando. O Superintendente Estadual explicou que a presença deles era no sentido de tratar da questão integrados e não da empresa que compete a outro setor do banco. Quanto aos integrados, Zeca explicou que a política do Banco sempre foi no sentido de parceria e não será diferente neste momento. “Vamos analisar a situação de todos. Nosso compromisso é de buscar uma alternativa viável”, disse, lembrando que no primeiro momento esse é o compromisso assumido.
Cátia Schu salientou a necessidade de uma linha de crédito diferenciada para que todos possam continuar suas atividades. “Nossas reservas financeiras acabaram e agora estamos pagando muitas vezes por juros muito altos”, desabafou. Nesta mesma linha,  o tesoureira da associação, Rigoberto Kniest, disse que de reserva financeira os integrados passaram a possuir dívidas e que uma nova linha de crédito, com juros dentro da realidade, pode ser a luz no fim do túnel.
Uma nova reunião, desta vez, na superintendência do Banco do Brasil em Porto Alegre será realizada no dia 27 de janeiro, às 10 horas. 
Paulo Azeredo também já participou de reuniões com os produtores em São José do Maratá (São José do Sul) e encaminhou as reivindicações para a direção da Doux Frangosul. Representantes da Prefeitura de Montenegro também tiveram uma reunião com a direção da empresa. Conforme o vice-prefeito Marcos Griebeler (PP), a direção informou que vem procurando diminuir os atrasos nos pagamentos dos produtores e o fornecimento de ração já foi normalizado. (GSB).
Matéria de Guilherme Baptista publicada no jornal Fato Novo (edição de18/01/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário