quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

216 - Solução para o caos urbano

















Implantação de portos no rio Caí fará com que milhares de caminhões deixem de passar pela BR-116 e pela ponte do Guaíba

Segundo dados oficiais divulgados por Zero Hora (em 19/01/2011) a frota de veículos do estado aumenta 6,6% ao ano e já se aproxima de 5 milhões de veículos. Continuando no ritmo atual de crescimento, vai dobrar de tamanho até 2020. A tendência é que o trânsito nas cidades, especialmente na Grande Porto Alegre, se torne cada vez mais caótico e, para evitar isso, será necessário realizar obras caríssimas. Além de outras providências, como a limitação do uso de veículos nas áreas mais problemáticas.
Salta aos olhos que a recuperação da navegação no Rio Caí daria uma grande contribuição para a solução desse problema, pois reduziria a passagem de caminhões pela região metropolitana de Porto Alegre. Hoje, uma carreta que se desloca de Caxias do Sul ao porto de Rio Grande precisa passar pela BR-116, entre São Leopoldo e Porto Alegre e utilizar a ponte do Guaíba.
Segundo as principais empresas de navegação do estado, a implantação de um porto fluvial em Montenegro depende apenas de uma reforma na ponte ferroviária sobre o rio Caí existente nas proximidades da cidade de Canoas. Uma obra de custo muito baixo em comparação com outras que serão necessárias para a solução do caos rodoviário que aflige Porto Alegre e suas imediações. Um segundo porto, em São Sebastião do Caí, exigiria a construção de uma barragem. A qual, entretanto, se pagaria (ao menos parcialmente) pela possibilidade de gerar energia elétrica.
A implantação destes portos teria a vantagem adicional de impulsionar as exportações e a economia do estado na medida que proporcionaria redução nos custos de transportes e estímulo para a atração de empresas, principalmente no setor de alimentação, no Vale do Caí. E significaria, é claro, um formidável estímulo para o desenvolvimento do Cluster Vale do Caí, inclusive na produção primária (aviários e pocilgas).

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