O alto retorno de impostos proporcionado pela avicultura e suinocultura possibilitou a realização de muitas obras e a melhoria no padrão de vida da população de Tupandi
Lá se ia o ano de 1993 e os produtores rurais de Tupandi cavocavam entre pedras para retirar batatas e algumas raízes de aipim, tendo uma expectativa de vida muito ruim, afinal, sofriam com o trabalho e tinham pouco dinheiro. Foi então que ocorreu a grande reviravolta. O prefeito de então, José Hilário Junges, viu um projeto em funcionamento em Santa Catarina e tratou de aplicá-lo em Tupandi. Iniciava o incentivo aos produtores interessados em criar aves de corte e suínos. Poderia parecer loucura da administração, pois quase nada era feito no município que não terraplenagens para os aviários. O desenvolvimento do jovem município não podia ser percebido e isso deixava o povo assustado, porque, emancipar não tinha valido a pena. Era apenas a falha impressão, pois poucos anos depois já se percebia que havia mais dinheiro na prefeitura e muitas obras eram realizadas.
Segundo a argumentação do prefeito Mano Kercher, os investimentos em aviários e pocilgas seguirão acontecendo, pois representam um aumento considerável na arrecadação e também firmam homens e mulheres em suas propriedades. Além de ter uma renda muito maior do que se trabalhassem em indústrias, os agricultores podem, ainda, ter outras fontes de renda oriundas da propriedade. “Não se pode dizer que é mérito de uma ou duas pessoas, pois o grande responsável por este crescimento são os nossos agricultores. Muitos deles voltaram das cidades, deixando as fábricas, para viver novamente no interior e dele tirar o seu sustento”, cita Mano, dando os parabéns aos produtores rurais de Tupandi.
A prefeitura incentiva as mais diversas iniciativas na agricultura, ainda assim a maioria dos empreendedores é da área de aves e suínos. De acordo com Walmor Sicorra, secretário municipal da Agricultura, novos aviários estão sendo feitos no município, havendo também outros pedidos de agricultores, o que indica que o crescimento do setor é continuado.
Todas as pessoas de Tupandi, interessadas em investir na agricultura no município, podem ir à secretaria de Agricultura recebendo o devido incentivo. A fruticultura é um setor que ainda tem mercado para o desenvolvimento e, a municipalidade está firmando parceria com produtores para aumentar a produção. “Estamos sempre buscando inovações para que os nossos agricultores possam crescer, gerando junto o crescimento de Tupandi”, cita Sicorra.
Para que se tenha uma noção do que representa a agricultura em Tupandi, basta dizer que o município é o que tem maior retorno da produção primária no Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário