sexta-feira, 1 de outubro de 2010

202 - Consenso logístico

Todos concordam quanto à necessidade urgente e incrementar o transporte ferroviário e o hidroviário

O debate dos presidenciáveis realizado pela Rede Globo no dia 30 de setembro, às vésperas da eleição, mostrou o grau de consciência que está se formando no país em torno do desacerto logístico que está acontecendo no país.
Os quatro candidatos falaram exaustivamente da necessidade de utilizar mais intensamente os modais ferroviario e hidroviário, ao invés da concentração que hoje existe no transporte rodoviário.
As ferrovias e hidrovias foram exaltadas pelos quatro candidatos como sendo mais eficientes, econômicas e ecológicas.
É um bom sinal. Isso mostra que já está formado o clima apropriado para o desenvolvimento do projeto logístico defendido para o Cluster Agroindustrial do Vale do Caí.
A idéia básica é o aproveitamento do rio Caí e Lagoa dos Patos para o transporte até o Superporto de Rio Grande e a implantação de ferrovias que diminuam o custo do milho e soja que formam a base da ração dos frangos, suínos, perus, peixes e outros animais criados no Vale do Caí para a produção de carnes.
Com ferrovia, hidrovia e superporto, mais a alta eficiência dos aviários e pocilgas da região se pode formar uma estrutura de produção de alimentos com custos incomparávelmente baixos e altíssima capacidade de competir nos mercados interno e externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário