quarta-feira, 6 de outubro de 2010

203 - Indústria reforça o crescimento de Tupandi

Alex Steffen

A administração municipal foi o elemento fundamental no processo que levou Tupandi da pobreza à riqueza em apenas 15 anos

Quando Tupandi se emancipou não tinha nem ao menos um posto de gasolina ou padaria, agora, o tempo transcorrido por mais de duas décadas, o município é o terceiro com melhor retorno de ICMS do Vale do Caí, perdendo apenas para Montenegro e Portão. Isso é o demonstrativo claro que o município tem uma economia estável e, mais, está em pleno crescimento.
Há poucos anos a agricultura representava mais de 70% da receita de Tupandi, sendo a indústria pouco significativa neste comparativo. Serviços e comércio, então, tinham representatividade baixíssima. Mas, no atual estágio econômico local, a agricultura representa pouco menos de 60%. Ah, quer dizer então que a agricultura de Tupandi está enfraquecida? Não, de forma alguma, pois novos aviários e pocilgas estão em construção. A explicação disso é o crescimento substancial de empresas instaladas em Tupandi. A Kappesberg, que deverá em breve inaugurar a sua gigantesca planta industrial, é exemplo de desenvolvimento. Centenas de funcionários trabalham na moveleira, trazendo um excelente retorno financeiro para os cofres públicos. Não bastasse essa empresa, que tanto cresce, o município atrai novos empreendimentos, como é a caso da Doces Bom Princípio.
A empresa de doces de frutas e leite está em franca ascensão, devendo implantar em breve uma linha de produção de chocolates. Chegada em Tupandi em final de 2008 a empresa ainda é nova no município, mas gera dezenas de empregos e um grande retorno financeiro. Segundo o empresário Alexandre Ledur, diretor da empresa, o que o município investiu para a instalação já retornou em impostos. Assim, com a ampliação da indústria, a prefeitura novamente está incentivando o empreendimento. Motivo para tal é um só: geração de emprego e renda.
Muitas são as empresas de Tupandi, com destaque para o setor moveleiro, que vem, rapidamente, alcançando um lugar evidenciado na região. De acordo com o prefeito Mano Kercher, este surgimento de empresas tem relação direta com o espírito empreendedor local. “Sabemos do potencial dos moradores de Tupandi e, dentro do possível, ajudamos nos investimentos”, cita o prefeito, lembrando que a prefeitura subsidia juros bancários para as empresas que quiserem se instalar ou ampliar sua estrutura.
A criação de um círculo virtuoso pode ser percebido em Tupandi, pois os investimentos retornam à prefeitura e rapidamente são reinvestidos. Como diz o dito popular dinheiro atrai dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário