sexta-feira, 24 de julho de 2009

50 - O porto pode ser no Pareci

A ponte ferroviária sobre o rio Caí, que é extremamente baixa, é o único obstáculo que impede barcos grandes de navegar até o Pareci Novo

O rio Caí sempre foi francamente navegável até um pouco acima da barra do arroio Maratá. Deste ponto para cima, o rio oferecia dificuldades para a navegação. Especialmente nos meses de verão, quando o nível do rio fica muito baixo. Por isto foi construída a Barragem Rio Branco, perto da atual cidade de Pareci Novo. Obra pioneira que foi concluída em 1906. Ela permitia que barcos de razoável calado chegassem até o porto de São Sebastião do Caí e foi a primeira barragem com eclusa construída na América do Sul.
Mas isto quer dizer que até o Pareci Novo o rio é navegável mesmo sem a barragem. Por isto o município de Pareci Novo é um dos pontos mais favoráveis para a construção do porto fluvial do rio Caí. Uma obra que dará grande impulso ao desenvolvimento do Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí.
Com ele, a carne de frangos e de suínos da Doux, os ovos da Naturovos, os móveis da Kappesberg, as conservas da Oderich e vários outros produtos da região (inclusive as frutas cítricas) poderão ser transportados até o superporto de Rio Grande com menor custo. O que os tornará ainda mais competitivos no mercado internacional.
Containers levados em barcos até Rio Grande terão menor custo de transporte e não pagarão pedágios, como acontece agora no transporte por caminhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário