domingo, 19 de julho de 2009

45 - Assim fica fácil

Programa Mais Alimentos, que financia compra de tratores, poderia financiar implantação de aviários e pocilgas


O jornal Fato Novo (nº2245, de 18 de julho, página 15), narra a visita do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, à fábrica da John Deere, em Montenegro. Relata que o Mais Alimentos, programa de incentivos à produção criado pelo Governo Federal, favoreceu muito a venda e produção de tratores. O financiamento através deste programa tornou a compra de tratores acessível para os produtores rurais. Com isto, apesar da crise, a John Deere manteve a produção de 40 tratores por dia. A fábrica de Montenegro é a mais moderna do mundo.

O ministro disse que o programa vai ser prorrogado por mais um ano e poderá se tornar permanente.
O programa Mais Alimentos se destina a financiar investimentos na infraestrutura de propriedades rurais. Através dele, o produtor obtém financiamento até R$ 100 mil com três anos de carência e dez anos para pagar. O juro é de 2 % ao ano.
Com tais condições, fica muito fácil para o proprietário rural implantar um aviário ou pocilga. Em três anos ele já terá ganho muito dinheiro, fazendo até uma reserva para se garantir contra qualquer eventualidade. O juro de 2% pode ser pago pela prefeitura, pois em três anos ela já estará recebendo o retorno de impostos decorrente da produção do aviário. Retorno que será muito maior do que o valor gasto com o pagamento dos juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário