quinta-feira, 30 de julho de 2009

52 - Navegação é objetivo a ser buscado

Clique sobre a foto para ver a ponte ferroviária levadiça que já existe nas proximidades da cidade de Pelotas

O secretário do desenvolvimento do Caí, Alzir Bach, e o secretário da indústria e comércio de Montenegro, Dario Colling, participaram de um encontro em Porto Alegre para discutir os meios de desenvolver a navegação fluvial no Rio Grande do Sul.
No encontro, especialistas deixaram bem claro que o rio Caí tem boas condições de navegabilidade, pelo menos até o ponto onde havia a antiga barragem Rio Branco. Foi dito, até, que o rio Caí, pela importância das empresas nele localizadas, é o rio gaúcho com melhores condições para desenvolver a navegação.
Mas, para que isto aconteça, é necessário remover um grande obstáculo. A ponte de estrada de ferro existente entre Canoas e o Polo Petroquímico foi construída muito baixa e não permite a passagem de barcos de maior porte. E, com barcos pequenos, a navegação não é compensadora.
As grandes empresas existentes na região ganhariam muito com a solução deste problema. Assim como as prefeituras, que aumentariam a sua arrecadação com o aumento da produção destas empresas. E a população também ganharia com o crescimento do emprego e da renda.
Alzir Bach pensa em promover o encontro destes interesses numa reunião a ser marcada no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário