Uma das grandes vantagens do Vale do Caí está no fato dele estar situado nas proximidades do superporto de Rio Grande. Este porto já é um dos melhores do país e estão sendo feitos grandes investimentos no seu aprimoramento. Dentro de alguns anos ele terá condições de receber supernavios porta-containers, com capacidade para levar containers para os mais distantes portos do mundo com custo de frete mais reduzido.
Por via rodoviaria, a distância entre São Sebastião do Caí e Rio Grande é de 382 km. O que é uma distância bem menor que a de Chapecó (em Santa Catarina, terra de grande produção avícola) até o porto de São Francisco (o principal daquele estado). Mesmo assim, o custo do transporte rodoviário entre São Sebastião do Caí e Rio Grande é bastante elevado. Só de pedágio, um caminhão porta-containers paga R$ 400,00 na viagem de ida e volta.
Por via fluvial, através do rio Caí e da Lagoa dos Patos, a distância a ser percorrida será praticamente a mesma (388 km), mas os custos serão bem menores. O que tornará a produção do Vale do Caí ainda mais competitiva no mercado internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário