Além da Cooperativa dos Suinocultores do Caí Superior (Cooperativa de Harmonia) e da Ecocitrus (de Montenegro), outra cooperativa do Vale do Caí que se destaca é a Cooperativa Santa Clara.
Em 2010, a Cooperativa Santa Clara conquistou, pela sexta vez consecutiva, o prêmio Marcas de Quem Decide, que aponta as marcas preferidas e mais lembradas pelos gaúchos. Os queijos da Santa Clara são destaque no Estado, com 29,9% da preferência e 27,7% na lembrança dos entrevistados.A entrega dos certificados ocorreu hoje, dia 9 de março, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, reunindo as principais empresas do Estado. A Santa Clara foi agraciada com o primeiro lugar na preferência e lembrança dos gaúchos na categoria queijos.
Em relação a 2009, o percentual de preferência cresceu 40,3% e o percentual de lembrança, 17,8%. Além desta categoria, a Cooperativa recebeu a premiação por ser destaque na categoria Produtos Lácteos, na qual aparece em terceiro lugar na lembrança e em quarto lugar na preferência.
A Santa Clara é a mais antiga Cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. Suas atividades iniciaram em 15 de maio de 1911, quando 17 pequenos agricultores da região de Santa Clara, na época parte do 4º distrito de Montenegro e hoje pertencente a Carlos Barbosa, decidiram instalar uma micro-empresa de queijo e manteiga, com o nome de “Latteria Santa Chiara” e com o objetivo de obter um rendimento com o aproveitamento de sua produção de leite. A localidade de Santa Clara é vizinha a São Vendelino, na subida da Serra. Hoje, a sede da empresa fica na cidade de Carlos Barbosa, que pertence à região serrana. Mesmo asssim, a Santa Clara é perfeitamente integrável ao conjunto do Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí.
A estrutura da Cooperativa é formada por indústrias de laticínios, frigorífico, fábrica de rações, oito supermercados, oito mercados agropecuários e a cozinha industrial, além de lojas de calçados e farmácia. Atualmente produz 185 itens entre lácteos e embutidos, entre eles o SanBIOS, primeiro e único queijo do Brasil com micro-organismos probióticos, que ajudam a regular a flora intestinal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário