sábado, 6 de março de 2010

137 - Terminal de Cargas no aeroporto de Montenegro

É importante que Montenegro tenha o seu aeroporto, mas é preciso pensar no futuro

O prefeito de Montenegro, Percival de Oliveira está empenhado em melhorar as condições do Aeródromo Municipal de Montenegro. Um projeto que merece total apoio da região, pois poderá ter enorme influência no desenvolvimento de Montenegro e de toda a região.
A idéia é ampliar a pista para 1.300 metros de extensão, além de providenciar a sua pavimentação. O que dará ao aeroporto condições de operar como um Terminal de Cargas (TECA). Claro que, para isto, serão necessárias mais instalações, como depósitos de cargas, inclusive refrigerados.
Aviões cargueiros são cada vez mais utilizados, inclusive para a exportação de flores, frutas e outros vegetais, além de peixes, que devem ser consumidos frescos. O Brasil já pratica amplamente este tipo de exportação.
Um terminal assim poderá ser utilizado para transporte de cargas de todo o estado e até de países vizinhos. Existem poucos no país com capacidade para receber grandes aviões cargueiros e os que existem, em São Paulo, estão congestionados.
É fundamental, portanto que, desde já sejam reservadas áreas para a ampliação da pista e para a instalação dos depósitos. Como falta espaço livre em torno do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a tendência é que o futuro Aeroporto de Montenegro se desenvolva, principalmente como local de pouso para grandes aviões cargueiros.
Brevemente entrará em produção o novo modelo Be-2.500, da Beriev Aircraff Company. Este avião terá capacidade para transportar 2.500 toneladas de cargas e fará voos de 16.000 km, sem escala. Aviões assim poderão voar de Montenegro até qualquer grande aeroporto do mundo, transportando cargas com rapidez e economia. O custo do frete, com eles, será reduzido, tal como acontece com os grandes navios.
Por isto é necessário, desde já, reservar área para expansões futuras da pista do aeroporto até três quilômetros de extensão. O que agora ainda é fácil de fazer, pois as áreas necessárias ainda não estão construídas.
Um superaeroporto terá a mesma utilidade de um superporto, como o de Rio Grande.


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