A éspécie humana - embora não falte quem considere esta uma afirmação duvidosa - é um case de sucesso. Ela conseguiu, ao longo de milhões de anos, desenvolver um cérebro poderoso e, com ele, obteve as inumeráveis conquistas que chamamos de civilização.
Os antropólogos estudam para tentar esclarecer como isto foi possível e já chegaram a algumas conclusões. Fica evidente que não houve uma única causa. Foram várias:
1) Sabe-se que o fato de ter mãos com dedos articulados, que pemitem segurar firmemente um objeto, foi um fator importante para o sucesso humano.
2) Outro fator foi o fato dos humanos aprenderem a usar ferramentas, como a pedra lascada (pontiaguda e cortante). Mas isto não é tudo, pois os chipanzés também são capazes de fazer tais proezas e, no entanto, ficaram muito atrás do homem na escala evolutiva, diferenciando-se pouco das demais espécies animais.
3) Os cientistas acreditam que outra conquista básica da humanidade foi aprender a usar o fogo para assar ou cozinhar os alimentos. Isto facilitou ao homem obter alimento em abundância, pois coisas que cruas não são digeríveis se tornam bom alimento através destas formas de aquecimento. Só assim o homem conseguiu ter a abundância de alimento necessária para fornecer a energia necessária para o consumo do seu poderoso cérebro.
Assim, conseguindo reunir este conjunto de fatores favoráveis ao seu desenvolvimento, o homem conseguiu se diferenciar do restante do reino animal e começar o seu esplendoroso processo civilizatório.
Case nº2 - Tupandi
Algo assim notável aconteceu no município de Tupandi, que em apenas 20 anos passou de uma renda per capita de U$ 750 para U$ 25.000 de renda per capita. Isto sem ser descoberto petróleo ou instalada uma usina geradora de energia elétrica no município.
Ali o conjunto de fatores que permitiram este desenvolvimento extraordinário - talvez único no mundo - foram, resumidamente:
1) A existência de uma administração municipal extremamente eficiente (que restringe as despesas para ter capacidade de investir no desenvolvimento do município).
2) A eficiente execução de um extraordinário projeto de desenvolvimento baseado na produção de aves e suínos em regime de integração com grandes empresas processadoras de carnes e ovos.
Case nº 3 - Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí
O Cluster Vale do Caí pretende ser, também, um extraordinário case de sucesso. E, como nos demais cases antes abordados, a sua concretização dependerá de ser implantado um conjunto de fatores que irão possibilitar o êxito do projeto.
Entre estes fatores, que deverão levar a região do Vale do Caí a um grande desenvolvimento (atingindo o nivel econômico e social de primeiro mundo) estão:
1) A implantação da navegação comercial no rio Caí
2) A adoção, por parte das prefeituras, de fortes políticas de incentivo à implantação de aviários e pocilgas
3) Apoio à expansão das empresas integradoras (Doux, Agrosul, Naturovos, Agrogen, Cooperativa de Harmonia, Oderich)
3) O asfaltamento das estradas do interior, diminuindo o cuto do transporte entre os aviários e as integradoras.
4) Abertura de linhas de financiamento para a implantação de aviários e ampliação das empresas integradoras.