segunda-feira, 8 de outubro de 2012

332 - Empreguismo e falta de plano estratégico caracteriza os municípios com baixo desenvolvimento

O Caí foi o município da região que menos se desenvolveu nos últimos 20 anos
A primeira conclusão que se tira ao estudar o fenômeno ocorrido em Tupandi é a de que o desenvolvimento do município depende, fundamentalmente, da ação governamental. E não se fala aqui de governos nacional ou estadual, mas sim do muncipal. No caso Tupandi percebe-se claramente que a política econômica seguida pelo seu governo foi a verdadeira causa do crescimento fabuloso ali observado. Nos demais municípios que se destacam na tabela (aqueles que seguiram o modelo de Tupandi), o fato de imitar o modelo que deu certo no município vizinho mostrou ser uma excelente estratégia de desenvolvimento. 
Outra lição que se pode tirar do levantamento realizado pelo Fato Novo é de que dá muito certo incentivar fortemente a implantação de aviários e pocilgas. Todos os municípios que fizeram isso se deram bem. Tupandi tem mais de 500 dessas instalações no seu pequeno território e Pareci Novo deve o seu grande desenvolvimento recente ao forte investimento nesse setor. 
Não se pode esquecer a noção mais básica para o desenvolvimento (de uma família, de um país, de uma empresa ou de um município). É necessário poupar e, com o capital acumulado, fazer investimentos produtivos. Toda família, empresa e governo precisa poupar para poder investir. E sem investimento não há crescimento. No caso de governos é preciso ter especial cuidado para evitar gastos com o empreguismo. Esse aspecto fica bem demonstrado na matéria publicada pelo Fato Novo em 26 de setembro de 2012, que pode ser facilmente acessada clicando no google:
quanto as prefeituras gastam fato novo
A forma como a situação de todos os municípios foi exposta, lado a lado numa tabela, contribui muito para que cada município tire suas conclusões e descubra o caminho que deve seguir para gerar progresso e melhorar as condições de vida do povo.
A ciência econômica ajudou a motivar e apoiar o fenômeno ocorrido em Tupandi. O trabalho científico, realizado pelo professor Luis Roque Klering, da PUC, revelou à sociedade o extraordinário caso de desenvolvimento de um município, ocorrido aqui no Vale do Caí. Algo, talvez, sem paralelo na história econômica mundial. 
O Fato Novo desempenhou um papel importante na divulgação do caso Tupandi, ajudando outros prefeitos da região a seguir esse modelo de desenvolvimento (baseado na administração municipal enxuta e concentrada na execução de um projeto de desenvolvimento adequado às características e potencialidades do município). Vários municípios da região adotaram o mesmo modelo, oferecendo fortes incentivos para os produtores rurais que implantam aviários ou pocilgas nas suas propriedades. São esses os municípios que mais cresceram nos últimos 15 anos. E é por isso que o Vale do Caí se destaca, hoje, como a região mais desenvolvida do país. 
Esperamos que, expondo e analizando a realidade regional, possamos continuar contribuindo para o desenvolvimento dos municípios da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário