quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

211 - Mobilização pelo porto

Empresários e governantes do Vale do Caí discutem a implantação dos portos no rio Caí


Discutida já há alguns anos, a navegação comercial no rio Caí desperta o interesse das administrações municipais e de empresários da região.
A viabilidade da navegação no rio Caí tornou-se evidente quando, há mais de um ano, os diretores das maiores empresas de navegação do estado, Ático Scherer (da Navegação Aliança) e João Difini (da Petrosul) afirmaram que o Caí é o rio com melhores possibilidades aproveitamento para a navegação comercial. Isto devido ao grande potencial de cargas proporcionado pelas empresas da região.
A navegação até Montenegro é fácil, sendo necessário apenas corrigir o problema de uma ponte ferroviária muito baixa, que impede a passagem de barcos grandes.
Mais recentemente ocorreu a manifestação do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, coordenador da campanha de Dilma Rousseff no estado, garantindo a inclusão do projeto de navegação no Caí entre as prioridades do PAC.
Animado pela possibilidade de implantação de portos em Montenegro e no Caí, o empresário Cláudio Vogel convidou outros empresários e lideranças políticas para uma reunião com o objetivo de discutir o assunto. O objetivo é agir para estimular o andamento do projeto.
A reunião está marcada para a próxima sexta-feira, no Caí. 
Segundo o empresário Cláudio Vogel, a implantação de um ou mais portos no rio Caí faria diminuir muito o custo do transporte até o porto de Rio Grande. O que aumentaria a capacidade das empresas da região (e mesmo da Serra Gaúcha) de competir no mercado internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário