domingo, 5 de dezembro de 2010

210 - Mobilização regional pela Ferrosul

A Ferrosul terá bitola larga, possibilitando o transporte de cargas com mais velocidade, capacidade de carga e segurança


Oregino Francisco, prefeito de Pareci Novo, presidiu o Consórcio Municipal do Vale do Caí, dinamizando muito esta organização. Uma das suas preocupações foi a de mobilizar a região para defender a passagem da futura ferrovia Ferrosul pelo Vale.
O Fato Novo, na sua edição de 28 de abril de 2010, repercutiu a proposta de Oregino na seguinte reportagem assinada por Guilherme Baptista:


Ao longo da história sempre se observou que o fato de contar com um bom sistema de transportes é fundamental para o desenvolvimento de uma região.

Há um século atrás, o Vale do Caí era uma região rica por contar com a navegação no rio Caí, um meio de transporte excelente naquela época em que as estradas eram praticamente inexistentes.

Hoje o Vale do Caí é favorecido pelo fato de estar servido pelas mais importantes estradas de rodagem do estado: a RS-122, que liga Porto Alegre a Caxias e ao centro do país,; e a Tabaí-Canoas, que se estende até o norte do estado e é também chamada de Estrada da Produção.

Mas a situação da região quanto à infraestrutura de transportes poderá melhorar ainda mais se for concretizado o projeto da Ferrosul. 

Esta estrada de ferro deverá ligar o Mato Grosso do Sul ao porto de Rio Grande, passando pelo oeste de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Há um grande entusiasmo e mobilização em torno desse projeto atualmente. E por bons motivos. A estrada será de bitola larga, permitindo a sua utilização por trens com grande capacidade de transporete e rapidez de deslocamento. O que fará o custo do frete diminuir muito. E o melhor dessa história é que o projeto preliminar da ferrovia prevê que ela passará por Caxias do Sul e Montenegro. 

Provavelmente terá um traçado semelhante ao da ferrovia que já existiu antigamente, ligando essas duas cidades, passando por Barão, São Pedro da Serra, Salvador do Sul e Maratá. De Montenegro, a ferrovia seguia para Porto Alegre passando por Capela de Santana e Portão.

Mobilização
Mas o traçado da Ferrosul não está totalmente definido. Em Lajeado e Estrela existe uma mobilização propondo uma mudança no seu traçado de modo a beneficiar aquela região. Portanto, é bom que o Vale do Caí também se mobilize para garantir que não vai ficar fora do traçado da futura ferrovia. É bom saber que, mesmo que venha a passar por Lajeado, 

Pensando nisso, o prefeito Oregino Francisco, que é presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí pensa em começar a mobilização dos municípios da região visando acompanhar de perto o desenvolvimento desse projeto e garantir que o Vale do Caí não seja prejudicado por alguma alteração no seu traçado.

A Ferrosul, passando pelo Vale do Caí vai proporcionar mais competitividade para as empresas da região. A soja e milho, principais componentes das rações para aves e suínos terão menor custo devido ao frete ferroviário ser mais em conta."




Observação: 
Caso a Ferrosul passe por Caxias do Sul, colocará o Vale do Caí em contato próximo com a região dos Campos de Cima da Serra, onde município como Vacaria, Bom Jesus e São Francisco de Paula estão se transformando em grandes produtores de milho e soja.

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