sábado, 22 de agosto de 2009

58 - Consórcio

O sistema de consórcios pode ser uma forma de financiamento adequada para a implantação de aviários

Principalmente no Cai, onde o abatedouro da Agrosul foi ativado neste ano, existem ótimas possibilidades de implantação de novos aviários. Não faltam, é claro, produtores rurais interessados em ter um aviário e a prefeitura de São Sebastião do Caí tem o desejo de incentivar os produtores. Mas há um impedimento. Um aviário custa mais de 100 mil reais e poucos produtores têm disponibilidade de capital ou possibilidade de obter crédito bancário para viabilizar o empreendimento. E faltam recursos, também, para a prefeitura apoiar os produtores nesta hora.
Nesta semana surgiu a idéia de um solução para superar este gargalo: o consórcio.
O mesmo sistema de financiamento que possibilitou a centenas de milhares de pessoas comprar um caminhão pode servir para que os produtores rurais caienses instalem o seu aviário. Com a vantagem de que um aviário em regime de consórcio é um negócio mais seguro do que um caminhão.
A prefeitura do Cai já estabeleceu contato com um representante do consórcio Sinosserra e as possibilidades de aproveitamento da idéia são boas.
Como a Agrosul tem perspectiva de absorver a produção de 70 aviários situados próximo do seu abatedouro caiense, as perspectivas são excelentes.
É possível criar um grupo de consórcio com proprietários rurais caienses interessados em ter um aviário na sua propriedade.
E poderão entrar no negócio, inclusive, empresas que construam os aviários e que vendam equipamentos para eles. Isto possibilitaria a compra conjunta, que reduziria os custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário