quinta-feira, 7 de agosto de 2014

343 - Unisc desenvolve projeto para o cluster Vale do Caí


Grupo debateu organziação de APL Alimentos, cítricos e frutas no Vale do Caí
Grupo debateu organziação de APL Alimentos, cítricos e frutas no Vale do Caí - Foto: AGDI








Na tarde de 29 de junho, o diretor da AGDI Sergio Kapron esteve na sede da Unisc (Universidade de Santa Cruz  do Sul) em Montenegro para debater a organização de um arranjo produtivo local do setor de alimentos, frutas e citros. 
No encontro foi detalhado o processo de reconhecimento para a formação de um APL deste setor. Um segundo encontro para avançar nessa discussão irá ocorrer no dia 12 de agosto. “A iniciativa dessa discussão com o Governo do Estado foi de lideranças e produtores da região. O grupo vê na formação do arranjo uma alternativa para elaboração de produtos com maior valor agregado”, comenta Kapron.
Também participaram da reunião o vice-prefeito de Montenegro, Luiz Alberto Alves Aldana, a prefeita de Salvador do Sul, Carla Maria Specht, o secretário do Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente de São Sebastião do Caí, Alzir Bach, o secretário executivo do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale de do Caí, Sérgio Moraes e a coordenadora do campus de Montenegro, Caroline Kothe.


Arranjo produtivo local

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
arranjo produtivo local (APL) é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.
Os arranjos geralmente incluem empresas – produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, etc., cooperativas, associações e representações - e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, promoção e financiamento
A articulação de empresas de todos os tamanhos em APLs e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecem suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras.

Comentário do blog Cluster Vale do Caí:
O arranjo produtivo local do setor de alimentos, que está sendo proposto, corresponde à ideia do Cluster Agroindustrial de Alimentos do Vale do Caí, que esse blog vem propondo desde o seu início, em maio de 2009.
O foco na produção de alimentos, tanto no setor agropecuário quanto no industrial é fundamental no projeto, pois a disponibilidade de terras  para produzir alimentos é um diferencial favorável ao Brasil. Na produção de alimentos é mais fácil o Brasil ser competitivo, apesar das suas deficiências em tecnologia e infraestrutura.
Também é fundamental o sistema de integração, no qual uma empresa ou cooperativa assume o papel de integradora e produtores rurais da região agem como integrados. 
A integradora entra com a tecnologia e os integrados com o trabalho dedicado na criação ou cultivo dos animais ou plantas.  Uma fórmula que tem se mostrado muito eficiente e foi capaz de levar o município de Tupandi a um status econômico e social de primeiro mundo.
O sistema de integração, entre outras vantagens, proporciona um altíssimo retorno de ICMS para os municípios em que estão instalados os integrados, como é o caso de Tupandi e isso dá à prefeitura a possibilidade de socializar os benefícios, investindo na educação, saúde e segurança. Possibilita, também, o investimento da prefeitura na infraestrutura necessária ao funcionamento do cluster ou APL, como o asfaltamento das estradas municipais e a implantação de redes de energia trifásica por todo o interior do município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário