quinta-feira, 28 de junho de 2012

320 - Frango chinês


A bilionária população da China está cada vez mais rica e comendo melhor: há grande interesse pela carne de frango que o Brasil tem para vender

A China vem crescendo a uma média de 11% ao ano na última década. Por isso causa preocupação entre os analistas internacionais a perspectiva de que o país cresça apenas 7% em 2012. Um dos motivos disso é a diminuição da rentabilidade das empresas em decorrência do aumento rápido dos salários do povo chinês.
Isso tem sido assustador para a indústria mas cria grandes expectativas para os produtores agrícolas. Isso porque, com o aumento da renda, os chineses terão mais poder de consumo e, consequentemente, se alimentarão melhor.
A revista Veja publicou na edição da última semana, uma matéria que revela esses números. Francisco Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura diz que hoje 24 fábricas estão habilitadas a vender frango para o mercado do país asiático e em breve outras 41 deverão se juntar a elas.
Mas o mais supreendente é que em 2008 os chineses comiam apenas 4 quilos de frango por ano. Hoje eles já saltaram para 10 quilos.
Para se ter uma comparação, o brasileiro consome 47 quilos de frango por ano. O que significa que existe muito campo para o setor crescer por lá. Quem sai ganhando são as regiões que exploram a avicultura. É o caso do Vale do Caí. O horizonte é muito promissor, afinal, a maior população do planeta com mais de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes está ávida para consumir e nós temos que nos prepara para suprir essa demanda.
Texto de Daniel Fuchs Klein

terça-feira, 19 de junho de 2012

319 - UCS Vale do Caí terá curso de engenharia de produção

Núcleo Vale do Cai será elevado a Campus, terá mais prédios e cursos
Em cerimônia a ser realizada na noite da próxima sexta-feira, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, vai oficializar a elevação do núcleo universitário Vale do Caí para a categoria de campus universitário.Os planos, com relação ao campus caiense, são ambiciosos e as obras começam já neste ano, com a construção de um prédio aos fundos do edifício atualmente existente. No próximo ano deverá ser construído outro edifício, com dimensões iguais às do atual. A construção a ser erguida ainda neste ano fará a conexão entre os dois prédios, formando um desenho semelhante à letra H. O prédio da conexão contará com área de convivência, elevador (que servirá aos dois prédios: o atual e o futuro) e duas grandes salas de aula.Com isso, as instalações propiciarão a criação de um novo curso na universidade: o de engenharia de produção.  Curso que já deverá ser oferecido no primeiro semestre do ano que vem.Com a construção do novo edifício, no próximo ano, a UCS Vale do Caí terá a possibilidade de oferecer ainda mais cursos. As possibilidades para isso são grandes, porque o Campus Universitário do Vale do Caí tem o propósito de atrair estudantes da Região Metropolitana de Porto Alegre, cuja população é de 4 milhões de habitantes. O Caí, como se sabe, está sendo integrado à área metropolitana de Porto Alegre. O que vai favorecer esse projeto.Poderá, com isso, ocorrer a inversão de uma tendência que parecia ser uma fatalidade histórica: os jovens do Caí e da região, no passado, iam a São Leopoldo, Novo Hamburgo e Porto Alegre para estudar. No futuro, os 44 hectares do Campus da UCS poderão se transformar num centro educacional capaz de criar o fluxo inverso, fazendo com que os estudantes da Grande Porto Alegre venham estudar na região.Em vista disso, a cerimônia de criação do Campus Universitário do Vale do Caí, que ocorrerá às sete e meia da noite, terá dimensões históricas.Somente a criação do curso de engenharia de produção já deverá representar um passo enorme para o desenvolvimento econômico da região, pelos ganhos de produtividade que poderá trazer para as empresas da região.Em sequência, outros cursos de engenharia serão implantados, como o de engenharia civil, pois sendo criada a estrutura básica para ensinar uma engenharia, fica mais fácil ensinar também as outras.Com a construção de mais prédios e a criação de outros cursos, o Campus Universitário da UCS Vale do Caí poderá se tornar um dos mais importantes centros de ensino superior do estados. Tanto a UCS quanto o Vale do Caí têm potencial para isso.