O prefeito Oregino Francisco, de Pareci Novo, é o atual presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí. Extremamente dinâmico, ele tem conseguido tocar para a frente obras importantes, como a estrada Transcitrus e a ligação asfáltica entre Montenegro e o Caí. Trabalha agora por uma nova ponte sobre o Rio Caí, pela implantação de biodigestores e outros projetos de interesse regional.
Mas a prioridade número um de Oregino é a retomada da navegação no rio Caí. Tanto para fins turísticos como para o transporte de cargas. E ele encontrou um importante parceiro nesta empreitada. O deputado federal Marco Maya (do PT, gaúcho de Canoas), que atualmente exerce a presidência da Câmara Federal, está engajado no projeto. Ex-presidente do Trensurb, o deputado é particularmente interessado em infraestrutura de transportes. Como presidente da Câmara, Marco Maia tem grande influência e a sua colaboração poderá ser decisiva para a remoção do principal obstáculo à navegação no Caí: a ponte ferroviária próxima a Nova Santa Rita (que é baixa e precisa de uma adaptação para permitir a passagem de barcos maiores) e para a realização de outras obras que darão maior condição de navegação para o rio Caí (derrocamento, dragagem, implantação de terminais hidrorodoviários e a construção de uma barragem para permitir a chegada dos barcos até São Sebastião do Caí).
Oregino Francisco tem uma visão regional. Por isso prega a implantação dos primeiros terminais hidrorodoviários em Montenegro e São Sebastião do Caí. Apesar de que o seu município, Pareci Novo, e Capela de Santana, também apresentem plenas condições para isso.