sexta-feira, 24 de agosto de 2012

329 - China abre as portas para carnes brasileiras

Importações chinesas começarão pela carne de suínos

As exportações de carnes brasileiras poderão ter grande impulso, com a liberação do mercado chinês. O tamanho desse mercado (mais de um bilhão de consumidores) torna a notícia extremamente positiva para os produtores brasileiros. Notícia do portal Ig expõe o assunto.
http://tvig.ig.com.br/noticias/economia/dilma+na+china+pais+abre+mercado+da+carne+suina-8a4980262f1d56bf012f46f9a4c60edc.html

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

328 - Um novo milagre no Vale do Caí

Seguindo o modelo de Tupandi, Pareci Novo consegue crescimento econômico record

Quando o atual prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco, assumiu o governo, em janeiro de 1995, tinha um plano estratégico para o desenvolvimento do município. Ele iria incentivar a implantação de aviários e pocilgas, seguindo o modelo vitorioso do município de Tupandi.
No começo não foi fácil. Não havia luz trifásica no interior do município - o que é necessário para o funcionamento de um moderno aviário - e foi primeiro necessário enfrentar essa carência.
O que foi excelente para o município porque, além de possibilitar a implantação dos aviários e pocilgas, também deu condições para a instalação de câmeras frias para guardar frutas cítricas na época de safra e vendê-las na entresafra, com melhor preço.
Depois de suprida a carência de energia, dezenas de aviários foram instalados ainda no seu primeiro mandato. Mas os resultados custaram um pouco mais para chegar. Devido aos altos custos do incentivo aos aviários, sobrava pouco dinheiro para investir em obras e benefícios que agradar à população e, talvez, Oregino nem conseguiria a sua reeleição. Ele só conseguiu isso devido ao grande esforço e habilidade em conseguir verbas em Brasília. Foram milhões de reais captados e convertidos em obras, inclusive a de asfaltamento da estrada Transcitrus.
No segundo mandato a implantação de aviários teve prosseguimento. Novos obstáculos tiveram de ser superados, mas o avanço foi grande. A cada ano, dezenas de novos aviários eram instalados e o valor adicionado (produção) do município crescia em ritmo muito forte (em torno de 20 % ao ano). Em 2010, o crescimento foi menor (9,4 %) em virtude de normas que dificultavam a instalação de novos aviários. Além disso houveram alguns problemas com doenças, e outros, que frearam o crescimento da avicultura e suinocultura naquele ano, freando o crescimento do município. Mas não parou o incentivo à implantação de novos galpões  e, no ano seguinte, que foi um ano de menores problemas, os aviários e pocilgas produziram mais, proporcionando o extraordinários crescimento de 60% na comparação com 2011.
O prefeito de Pareci Novo não tem a menor dúvida de que o extraordinário sucesso econômico do município se deve, fundamentalmente, à riqueza gerada pela criação de frangos e suínos em regime de integração.