domingo, 22 de abril de 2012

314 - Avança o projeto do Aeroporto 20 de Setembro




O Aeroporto 20 de Setembro deverá ter capacidade para receber os maiores aviões do mundo e área para expansão no futuro
O secretário estadual da infraestrutura, Beto Albuquerque voltou de Brasília animado com a possibilidade de construção rápida do grande aeroporto que deverá ser construído no município de Portão.
Beto Albuquerque esteve reunido com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale e ouviu dele que as obras do novo aeroporto poderão começar em dois anos, para que ele fique pronto em quatro ou cinco.
A pressa se deve à previsão de que, devido ao aumento contante do tráfego aéreo, o aeroporto Salgado Filho ficará saturado em seis anos.
Diante do que ouviu, o secretário Beto Albuquerque voltou para o estado com a convicção de que é urgente providenciar a desapropriação da área, que fica na divisa entre Portão e Nova Santa Rita. 
O aeroporto, que deverá chamar-se 20 de Setembro, ficará muito perto perto de Capela de Santana, assim como de São Leopoldo. E será ligado a Porto Alegre por uma extensão da futura  Rodovia do Parque.
Vale e Beto Albuquerque acertaram que, dentro de um mês, os dois farão, juntamente com o governador Tarso Genro um sobrevôo da área que está sendo cogitada para a implantação do projeto. Esta área tem 2.500 hectares e permitirá a implantação de trêss pistas longas, com capacidade para receber os maiores aviões do mundo, tanto de passageiros como de cargas. 
A área, que já foi decretada de utilidade pública pelos prefeios do Portão e Nova Santa Rita, precisa ser muito grande para evitar construções perto das pistas, evitando-se os problemas que ocorrem hoje no Salgado Filho, que está cercado pela cidade e não pode mais ser expandido.
Para agilizar a construção, deverá ser feita parceria com empresas privadas. A exemplo do que está acontecendo com a Arena do Grêmio e em vários aeroportos do país que necessitam de ampliação.
Esta obra, caso se concretize, trará grande impulso para o desenvolvimento do Vale do Caí. Um aeroporto desse porte terá influência continental e colocará a região muito perto de qualquer país do mundo, inclusive para exportações.
Assim como a expansão do superporto de Rio Grande estimula a implantação de empresas na região sul do estado, o superaeroporto deverá ter efeito semelhante sobre o Vale do Caí.